A importância do Paraná na agricultura brasileira

A importância do Paraná na agricultura brasileira


  • 13/09/2018

A agricultura é um segmento que impacta de maneira expressiva o desenvolvimento de todo o Brasil.

Isso porque o ramo é responsável por gerar matérias-primas valiosas para todos os setores, inclusive as indústrias. Todos os estados tem sua relevância no cenário nacional, inclusive o Paraná.

Inicialmente, a agricultura nacional se focava na produção de cana-de-açúcar e, posteriormente, de café. Hoje em dia, o Brasil é um dos maiores exportadores do planeta de vários cereais, grãos e frutas. Conforme Ministério da Agricultura, essa área respondeu por metade de tudo que o Brasil enviou para fora no 2º semestre de 2016.

Além disso, a agricultura correspondeu a 100 bilhões de reais em quantia de exportações, juntamente com a pecuária. Esses são dados da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa).

E a agricultura paranaense contribuiu ativamente para que esse quadro continue a evoluir anualmente, cortando dados e aumentando a produtividade.


Importância da agricultura paranaense


Historicamente, a agricultura no Paraná é uma das mais importantes bases da economia. Os principais alimentos gerados pelos agricultores paranaenses são: a soja, o milho e o trigo. Esses são elementos que contam com números recordes de safra, em comparação com outras unidades federativas.

A cultura da soja é a mais recente entre essas três e está se desenvolvendo por todo o Paraná. Esse é um movimento que começou nas regiões Norte e Oeste, expandindo-se até os municípios do Sul.

Além disso, o café também tem um papel muito importante. Anteriormente, o Paraná chegou a ser responsável por 60% do café de todo o planeta, seguindo como um dos maiores produtores nacionais. O Oeste de Apucarana é o local que possui as maiores plantações do estado nos dias de hoje.


Celeiro agrícola


No território paranaense, a área de cultivo possui elevadas taxas de produtividade. No entanto, a sua formação fundiária se baseia em pequenas propriedades. O solo é bastante fértil e a topografia é famosa por ser adequada às mais variadas culturas.

Por causa disto, o Paraná se transformou em um dos principais pontos de atividade agrícola a nível nacional. Sendo assim, a agricultura paranaense é conhecida pela produção em larga escala de frutas, legumes e verduras. Com tanto potencial, o Paraná é chamado de “Celeiro Agrícola” e também auxilia consideravelmente o ramo agroindustrial nacional.

Vale salientar ainda a relevância das cooperativas para o fomento da agricultura paranaense, especialmente, nos negócios relacionados ao segmento primário. Desde a década de 1960, as cooperativas do Paraná obtiveram cada vez mais espaço para contribuir com a expansão das atividades rurais.

Isso porque as cooperativas auxiliam com suporte técnico, orientações em as etapas do cultivo e também oportunizam a exportação das mercadorias. Assim, o Paraná se destaca por contar com força agrícola desde pequeno a grandes produtores visando contribuir com a economia brasileira.

Quer saber mais sobre a relevância da agricultura paranaense no cenário nacional e ampliar os seus negócios? Então, comece a sua pesquisa conhece a página da Trevisan Equipamentos e o site oficial para saber o que podemos fazer por você!