Aeração em Tanques de Criação de Peixes e Camarões

Aeração em Tanques de Criação de Peixes e Camarões


  • 25/02/2016

O uso de aeração aliado á uma ração balanceada, são os principais fatores de sucesso da atividade. Com a oxigenação melhora-se a qualidade da água, desaparecem as doenças, melhora a taxa de conversão das rações e permite-se o adensamento da criação. Saiba mais:

  Os métodos de respiração dos animais aquáticos causam flutuações diuturnas na concentração de oxigênio e gás carbônico dissolvidos na água. Em sistemas como Tanques de Criação, a excessiva entrada de nutrientes via alimento ou adubação favorece ainda mais as flutuações nos níveis de oxigênio dissolvido. No  período
noturno são gerados níveis elevados de gás carbônico com baixas concentrações de oxigênio dissolvido, prejudicando assim o desenvolvimento normal ou, até mesmo, causando massiva mortalidade de peixes. A aeração dos tanques e viveiros é fundamental para a manutenção de níveis adequados de oxigênio dissolvido, aumentando a sobrevivência e a performance produtiva dos peixes.

  Porém, além dos sistemas de aeração, a água do viveiro deve apresentar uma dinâmica que impeça a estratificação. Os viveiros devem possuir um sistema de distribuição da entrada de água que  a fracione em vários locais. Isso impedira a formação de um caminho preferencial e eliminará as áreas mortas (sem circulação de água). A movimentação não deve exceder a 1 metro a cada 3 a 4 segundos para não estressar os peixes. 
Sistemas de aeração e bombas de alto fluxo podem incrementar a dinâmica do fluxo de água do viveiro.

 A Trevisan desenvolveu O AERADOR DE PÁS PALHETAS TRIANGULARES o qual promove alta taxa de transferência de oxigênio, ele garante uma equalização de temperatura d´água eliminando gases nocivos, incorporando com maior eficiência o oxigênio em toda a superfície. 

  A sua produção precisa de um tratamento eficaz?  A TREVISAN pode ajudar você! Entre em contato teremos o maior prazer em lhe ajudar!