Como é calculado um hectare?

Como é calculado um hectare?


  • 08/01/2018

Você já deve ter percebido que é comum na agricultura a divisão das terras por hectare, não é mesmo? Esta é uma das formas de medir uma superfície.

O hectare é a superfície ocupada por 10.000 m². Usada para medir bosques, campos, plantações e demais extensões de terrenos naturais, a sua consideração é fundamental para a realização de negócios rurais.  


Importância da medição de terras na agricultura


Quem trabalha no campo ou possui a sua própria plantação conhece a relevância de saber a quantidade de terra que pode ser cultivada. A obtenção da medida exata de um terreno não somente é fundamental para descobrir quanto plantar como também contribui na hora de detectar quais cultivos são mais apropriados para a extensão disponível.

Descobrir quantos hectares estão livres para plantações é indispensável para conhecer se esse terreno é o ideal para a cultura de arroz, por exemplo.

Cultivar esse cereal exige uma maior extensão de terra e disponibilidade de muita água, assim sendo, é fundamental contar com alguns hectares bem irrigados. Neste sentido, quando o cultivo é extensivo e trata-se de commodities o ideal é contar com extensões de área maiores.

Existem outras formas de cultivo, uma dessas é a familiar. A agricultura familiar contribui ou proporciona diretamente renda para muitas famílias no Brasil.

Para quem cuida de plantações menores, não há necessidade de ter grandes extensões de terra. No entanto, é necessário avaliar como usar a extensão disponível em prol da boa cultura e da rentabilidade.  


Cálculo do hectare


Como deve ter percebido, é importante que o agricultor tenha em mente a necessidade de saber a quantidade de terra disponível para ser cultivada. Desta forma, é indispensável conhecer formas práticas de aceder à informação. A seguir, conheça uma forma prática de fazer o cálculo de hectares:

Você sabia que 1 m² = 0,0001 ha?  Vale lembrar que o símbolo de hectare é ha e que conforme mencionado antes, 1 ha = 10.000 m². Então, basta saber quantos metros quadrados tem a superfície que deseja usar e fazer a conversão:

Ha = m² de extensão/ 10.000

Agora que você já sabe como medir a quantidade de hectares do seu campo, ficará mais fácil descobrir se essa extensão é propícia para a plantação que deseja cultivar.  


A importância do agrimensor


Se você quer saber exatamente a extensão das suas terras, o ideal é procurar a ajuda especializada de um agrimensor. Este profissional é responsável tanto pela medição quanto pela divisão de uma determinada propriedade ou superfície urbana ou rural.

No que concerne a sua qualificação acadêmica, o agrimensor está habilitado para medir e representar um território, colher informações geográficas de um território específico, entre outras diversas habilidades.

Como pode ver, o trabalho de medição exige certos conhecimentos técnicos, desta forma, optar pela contratação de um profissional da área pode ser uma ótima alternativa.

Assim, saber a quantidade de terra que se tem à disposição é fundamental para a agricultura, seja ela extensiva ou familiar. Vale a pena descobrir quantos hectares estão disponíveis também na pecuária.

Fique por dentro das nossas novidades seguindo nossa fanpage no Facebook: 
https://www.facebook.com/TrevisanEquipamentos