Cuidados com Equipamentos - Dicas Extras

Cuidados com Equipamentos - Dicas Extras


  • 13/05/2016

Cuidados garantem vida longa aos equipamentos usados no manejo de peixes, confira as dicas do Engenheiro de Controle e automação da Trevisan, Marcelo Stefanello Trevisan.

 O engenheiro lembra que na instalação dos aeradores é aconselhável sempre colocar um disjuntor de proteção. Ele expões que, caso haja uma descarga de energia ou um curto-circuito, o disjuntor é desarmando e evita que sejam queimados motores dos equipamentos.

 De acordo com o engenheiro, é aconselhável que o piscicultor sempre busque orientação de um técnico, para a instalação dos equipamentos. Ele menciona, por exemplo, que para instalar o aerador de pá nos viveiros é preciso definir a posição exata no açude. “Dependendo do tamanho do açude, o aerador pode ficar no meio ou na entrada da água. A posição do equipamento vai variar conforme o local onde é necessário fazer a circulação da água e o tamanho do açude”, ressalta.

 No caso do aerador chafariz, Marcelo Trevisan ressalta que o equipamento é muito bom para alevinagem, mas, devido as suas características específicas, não compensa a oxigenação que o aerador de pá faz, que é mais intensa. È possível fazer a intercalação entre um aerador de pá e um de chafariz. “São situações que precisam ser discutidas com o técnico, por isso é importante conversar antes de fazer a aquisição”, conclui.