Tanque-rede e açude, qual é o ideal para investir?

Tanque-rede e açude, qual é o ideal para investir?


  • 19/09/2018

Inúmeros produtores rurais e empreendedores apostam significativamente na criação de açudes em todo o território nacional. Isso porque a aquicultura é uma atividade com a capacidade de gerar renda a curto, médio e longo prazo.

Tanto com tanques-redes quanto com o uso para criação de peixes.

A utilização destes locais tende a diminuir o tempo de retorno do capital investido e até aumentar o seu potencial de faturamento. Sendo assim, boa parte das propriedades rurais no território nacional tem açudes e boas condições para produção em larga escala.

Esses empreendimentos não ocasionam o desperdício de água e tampouco compromete o ambiente ao redor do açude. Mas, qual dos dois seria a melhor opção?


Aquicultura: investir em tanque rede x investir em açude?


Tanque rede


Quando se aposta na produção de peixes em um tanque-rede, o proprietário utiliza métodos mais exigentes de preservação ambiental. Tudo isso diminui a geração de elementos sólidos que podem provocar o assoreamento do açude e reduzir a excelência da água. Assim, o rendimento das espécies também acabaria em queda livre.

Por isso, esse tipo de aquicultura se encaixa muito bem com outros manejos usados nos açudes rurais. Quando se aproveita açudes já existentes, as despesas são bem menores em comparação com os viveiros. Além disso, não há a necessidade de usar novas partes do terreno e sequer comprometer o estoque de água de outros negócios.

Outro grande diferencial do tanque rede se refere à simplicidade de obter a licença ambiental comercial. Desta maneira, o produtor consegue economizar muito tempo, dinheiro e energia nesta etapa burocrática.

Açudes


É importante salientar que os açudes podem ser feitos com os mais diferentes tamanhos o cultivo de peixes. Em função disto, uma única propriedade rural pode ter uma enorme quantidade de açudes para atender a sua demanda. Seja com a elaboração de poucos açudes de grande porte ou diversos açudes de dimensões moderadas.

Essa facilidade de adequação otimiza o cotidiano produtivo e reduz a necessidade de dobrar os investimentos tanto em estrutura quanto em maquinário. Torna-se ainda mais simples garantir a segurança e monitoramento adequados para evitar roubos e qualquer tipo de imprevistos.

Ao selecionar o formato de açudes com melhor potencial, o produtor necessita possuir a dimensão exata de quanto dá para produzir. Sempre levando em conta o tamanho da área a disposição e a troca de água de cada um dos açudes.

Para alcançar essa noção real, o ideal é contar com a ajuda de profissionais qualificados e com experiência neste tipo de negócio.

Por causa destes fatores, e ainda pela chance de conquistar altos retornos financeiros com a Aquicultura, muitos brasileiros já apostaram neste ano. E muitos outros também estão abraçando a possibilidade de apostar no cultivo de peixes. Seja nos tanques-redes, seja em açudes particulares ou arrendados.

Quer descobrir mais detalhes a respeito da aquicultura e como ingressar neste mercado em expansão? Tudo o que você precisa fazer é entrar na página da Trevisan Equipamentos e ou no site oficial! Estamos à disposição!