Utilidades para o milho

Utilidades para o milho


  • 27/11/2017

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ano de 2017 vai ser muito importante para a agricultura no Brasil, uma vez que a produção de milho está prevista para crescer 38,9%, em comparação aos mesmo período do ano passado. Isso coloca o plantio de milho em uma posição de destaque no país.

Ainda segundo o IBGE, o resultado desse aquecimento no setor foram os preços mais rentáveis no mercado. Além do mais, as utilidades para o milho vão muito além da culinária, mesmo sendo esse o seu principal uso.

Cada país utiliza o milho de uma forma personalizada, nos Estados Unidos, por exemplo, o uso na culinária é limitado. Já no México ele representa a base da alimentação da maioria das pessoas. No Brasil, é o ingrediente principal de diferentes pratos, principalmente durante as festas juninas, mas você sabia que o plantio de milho também serve para gerar matéria-prima para outros produtos?  


A indústria de cosméticos e o plantio de milho


Quem trabalha na agricultura do milho precisa saber quais são as suas utilidades, mesmo as mais incomuns. E segundo pesquisadores da Departamento de Investigação Alimentar da Faculdade de Química da Universidade Autónoma de Coahuila (UAdeC), localizada no México, existem alguns pigmentos no cereal que podem facilmente ser usadas em produtos de beleza e de higiene.

O procedimento ainda é um pouco demorado. Após o plantio de milho, ele precisa passar por basicamente três fases. No primeiro momento, os cientistas precisam estudar as características químicas e biológicas do produto. A segunda etapa é a vez de estabilizar todos os derivados do milho, bem como nanoencapsular. E por último, esses ingredientes finais foram utilizados na fabricação de produtos farmacêuticos e cosméticos.

Por enquanto, tudo ainda está sendo encarado como em fase de testes, mas a previsão é que em breve, outros segmentos da indústria já consigam utilizar as propriedades do milho.  


As diferentes maneiras de usar o milho


Além da indústria dos cosméticos, o plantio de milho também é utilizado em outras áreas, que talvez você nem saiba:

1.    Agente filtrante: O milho tem algumas propriedades filtrantes que é muito usada na indústria farmacêutica. A farinha do sabugo do milho possui um elevado grau de pureza, além de ser rica em fibras. Muitos laboratórios usam inclusive na produção de antibióticos.


2.    Flotação na mineração: O milho é um produto não-tóxico, por essa razão, ele é utilizada durante o procedimento de flotação, em substituição do cianeto. Além disso, o custo acaba sendo menor para os empresários.


3.    Fabricação de combustível, tintas, entre outros: A indústria química também é adepta das propriedades desse cereal, em especial a farinha de milho pré-gelatinizada. Ela é a responsável por dar mais liga durante a produção de tintas, combustível e até mesmo fogos de artifício.


4.    Fertilizantes: A mesma derivação do milho acima (farinha de milho pré-gelatinizada) é usada para a produção de adubo natural, por exemplo, entre outros.


Ainda há pesquisas em andamento que ligam o plantio de milho livre de materiais transgênicos, e a sua importância para a agricultura. Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário e nos siga no Facebook: 
https://www.facebook.com/TrevisanEquipamentos